Produzir uma arte digital tem seus desafios – formatos, proporções, esquemas de cores, resolução (ou dpi), peso do arquivo, e assim vai. Mas e quando essa arte, criada digitalmente, precisa passar para outro plano – o mundo impresso? Como garantir que tudo vai sair nos conformes para tanto o momento da impressão, quanto do corte?
Gabaritos! Esses arquivos salvam vidas de designers e deixam as peças lindonas na hora da produção. O objetivo deste post é justamente ressaltar a importância dos gabaritos e templates, além de dar algumas dicas importantes para a hora de montar as suas artes.
Para que servem os gabaritos?
Os gabaritos são modelos disponíveis para download em nosso site que exemplificam cada um dos nossos produtos e que exibem marcações de linhas de corte e margens de segurança ao redor de um impresso em tamanho ideal. Servem para guiar na hora de montar e fechar uma arte que será impressa, de forma a evitar que partes da arte contendo elementos visuais ou textuais vitais sejam cortadas no processo de produção.
É um padrão nos processos de impressão que margens não sejam impressas pelas máquinas por questão de segurança, e que haja cortes próximos ao limite das folhas de forma a dar um formato específico às peças, ou mesmo evitar que sejam enviadas com material em sobra nas extremidades.
Assim que você configurar seu produto, no final da página aparecerá o botão para download do gabarito, com a opção vertical e horizontal quando aplicável.
Para usá-los, basta selecionar os arquivos desejados para download. Caso tenha dúvidas, basta contatar nossa equipe.
Abaixo, temos alguns exemplos práticos do funcionamento dos gabaritos, além de indicações e demonstrações das linhas presentes para fácil interpretação na hora do uso.
Exemplos:
Ainda tem dúvidas ou precisa de ajuda com os gabaritos?
Fale conosco para que possamos ajudar!
Texto por André Schelgshorn
–